Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

27/04/2021

População pode sugerir ações para a Semana do Meio Ambiente

População pode sugerir ações para a Semana do Meio Ambiente

Contribuições devem ser de bons exemplos e sugestões sobre ações ambientais nos municípios. Participação se dará por formulário online da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

Os paranaenses podem participar ativamente das atividades da Semana do Meio Ambiente, contribuindo com sugestões de ações e exemplos de boas iniciativas nesta área. A iniciativa é do Governo do Paraná, através da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

A participação se dará em um formulário online da Secretaria. A proposta é que sejam elencadas iniciativas que são realizadas e sugestões de ações que podem acontecer nos municípios. As ideias devem ser enviadas até o dia 7 de maio. Elas serão avaliadas e podem aparecer nas redes sociais entre os dias 31 de maio e 05 de junho.

A ação pode ser individual ou em grupo, envolvendo resíduos sólidos, água, flora, fauna, energia limpa, limpeza de áreas, ou até mesmo mudanças climáticas e educação ambiental. De acordo com o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, as políticas públicas para a pasta no Paraná são direcionadas para o equilíbrio entre o desenvolvimento e geração de emprego e o cuidado e recuperação do meio ambiente.

“O meio ambiente é tudo o que versa sobre a vida na terra, um setor amplo onde muita coisa é importante. Porém, quatro ações são fundamentais: educação ambiental, fiscalização, preservação e recuperação da flora e da fauna”, disse.

COMO PARTICIPAR – Os interessados devem preencher as informações AQUI. É possível anexar documentos, fotos e vídeos com as iniciativas e sugestões. Os vídeos devem ser gravados na horizontal e ter, no máximo, um minuto de duração. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail comunicacao@sedest.pr.gov.br.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE – A comemoração acontece mundialmente na primeira semana de junho. O objetivo é conscientizar as pessoas e organizações sobre a necessidade crescente de cuidar do meio ambiente.

A data foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, que ocorreu em Estocolmo, Suécia. No Brasil, esse período foi estabelecido em 1981, através do Decreto nº 86.028.

Segundo o diretor de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Rafael Andreguetto, a participação da sociedade é também uma possibilidade de cada indivíduo ter a percepção de sua responsabilidade e de se tornar um agente de mudança, apoiando formas de desenvolvimento justo e sustentável.

“Para sabermos as demandas e exemplos de ações que ocorrem nos municípios, nada melhor do que ouvir quem vive nas cidades. São eles os mais impactados pelas ações locais. Mas também buscamos, com isso, trabalhar a conscientização das pessoas ao se tornarem protagonistas das suas ações”, afirmou.

EXEMPLO – Um exemplo de ação inspiradora é a do Diego Saldanha, morador de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Há cinco anos, o desejo de preservar o Rio Atuba, local de brincadeiras da infância, o levou a criar as Ecobarreiras.

São galões de 50 litros enfileirados, envolvidos em uma rede de proteção com o objetivo de reter todo o lixo que flutua pelo rio. O material é retirado três vezes por semana e encaminhado para a reciclagem.

A estimativa é que quase 10 toneladas já tenham sido recolhidas no Rio Atuba. Além disso, Diego conta que promove a conscientização ambiental de quem mora no local com palestras para estudantes.

“Além de ir até as escolas, os estudantes fazem visitas até o rio para ver como é o trabalho. Com pouco recurso, estou conseguindo transformar um bairro e levar educação ambiental para crianças e a comunidade”, afirmou. “Assim como o poder público tem a sua obrigação, nós, cidadãos, também temos a responsabilidade de cuidar do meio ambiente ao nosso redor”.

O Rio Atuba se junta ao Rio Iraí e forma o Iguaçu, maior rio do Paraná e que desagua nas Cataratas do Iguaçu, atração eleita como uma das sete Maravilhas do Mundo em 2012 e reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural em 1986.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal