Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
01/05/2021

Quando os olhos se abrem - Pr. Pedro R. Artigas

Quando os olhos se abrem - Pr. Pedro R. Artigas

Quando os olhos se abrem

Pr. Pedro R. Artigas

Estamos ainda no período em que Jesus esteve entre nós após sua ressurreição, e esse tempo foi marcante para a história do Cristianismo. Estamos completando a terceira semana desse tempo.

E hoje vamos relembrar o acontecido com os discípulos a caminho de Emaús, descrito no Evangelho de Lucas capítulo 24, versículos 13 a 35, mas o importante para nós hoje é o versículo 31:” então os olhos deles se abriram, e eles reconheceram Jesus; mas ele desapareceu da presença deles”. O outro texto que quero realçar aqui está em Gênesis capitulo 3, versículo 7:” então os olhos de ambos se abriram; e percebendo que estavam nus, costuraram folhas de figueira e fizeram cintas para si.”

Os dois textos nos mostram duas realidades que acontecem comumente em nossas vidas. Podemos dizer que em ambas as ocasiões os olhos dos quatro personagens se abriram para enxergar o que antes não enxergavam.

No caso de Adão e Eva os olhos foram abertos para uma nova experiência, visto que viviam na ingenuidade do Senhor, mas a abertura de seus olhos revelou a eles um mundo totalmente desconhecido, podemos afirmar que conheceram o pecado da forma mais cruel que poderia acontecer. Ao comer do fruto da árvore do bem e do mal, eles que acreditaram na mentira da serpente, morreram espiritualmente para a santidade e perderam a naturalidade, a ingenuidade e a intimidade que tinham com o Senhor Deus, que os visitava diariamente na virada do dia. 

E o pior, o relacionamento que tinham com Deus ficou comprometido devido exatamente ao pecado e a morte que o ato deles permitiu. Deus teve então de enviar seu Filho para que restabelecesse o relacionamento com sua criação.

No segundo caso os discípulos haviam caminhado com Jesus, aprendido d’Ele tudo a respeito do Pai, e também de como o relacionamento seria restabelecido através e por Ele. Mas seus corações ainda não haviam compreendido a riqueza e o poder do acontecido. Vejamos que eles caminham com Jesus, e perguntam se ele não sabia o que havia acontecido naqueles dias em Jerusalém, e o tratam quase como estrangeiro, leiamos Lucas capítulo 24, versículo 18: “um, porém, chamado Cleopas, respondeu: será que você é o único que esteve em Jerusalém e não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias? Havia a necessidade que seus olhos agora fossem abertos não para o pecado como no caso de Adão, mas a Glória do Senhor.

Neste caso mesmo que seus corações estivessem queimando em seus peitos com a palavra de Jesus, eles só o reconheceram quando Jesus à mesa parte o pão e o abençoa.  Infelizmente essas duas experiências ainda hoje são comuns entre nós, e acontecem com uma frequência muito maior que podemos imaginar.

Vivemos ainda na experiência Adâmica, e acreditamos que por irmos a uma igreja já estamos sob a Graça do Pai, mas infelizmente nos falta a segunda experiência, ter os nossos olhos abertos para a Glória do Senhor e vivermos na intimidade dele.

Durante nossa primeira experiencia os vícios, as mentiras, o adultério e todas as obras da carne relatadas pelo apóstolo Paulo em Gálatas, capítulo 5, versículos 19 a 21 são verdadeiras em nossa caminhada. Leiamos essas obras quais são: “ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatrias, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas”.

É, pois, necessário que busquemos a abertura de nossos olhos agora para o Espírito, e tenhamos a nova vida proposta por Cristo para nós, e passemos a produzir agora não mais as obras da carne, mas os frutos do Espírito, que nos dará a intimidade do Senhor. E agora sob o novo abrir de nossos olhos, desfrutaremos da presença do Senhor em todo tempo em nós. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal