Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
11/04/2020

Ressuscitou - Pr. Pedro R. Artigas

Ressuscitou - Pr. Pedro R. Artigas

Ressuscitou

Pr. Pedro R. Artigas

Neste domingo comemoramos o maior feito da humanidade, Jesus ressuscitou. Não há em toda história humana nenhum outro Deus que em primeiro lugar habitou no meio de sua criação, andou com a sua criação, ensinou a ela, enfim viveu com ela, como a própria criação vive.

Posso até ser tachado de ufanista, mas ao crer em Jesus como o Salvador da minha vida, o homem-deus, e o Deus-homem, que nasceu e viveu entre nós, e que deu sua vida para que a minha vida fosse restaurada da morte, não há nada que possa pagar.

O Evangelho de Marcos no capítulo 16, versículos de 1 a 7, nos relata esta história que o mundo lê a pouco menos de dois milênios, e que diz: “Quando terminou o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, compraram especiarias aromáticas para ungir o corpo de Jesus.

No primeiro dia da semana, bem cedo, ao nascer do sol, elas se dirigiram ao sepulcro, perguntando umas às outras: "Quem removerá para nós a pedra da entrada do sepulcro? "Mas, quando foram verificar, viram que a pedra, que era muito grande, havia sido removida.Entrando no sepulcro, viram um jovem vestido de roupas brancas assentado à direita, e ficaram amedrontadas."Não tenham medo", disse ele. "Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foicrucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto.Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: ‘Ele está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão, como ele lhes disse’ ".

Pensemos bem, todos os anos estudamos a ressurreição de Jesus, mas nunca paramos para realmente sentir o fato acontecido. Na verdade, não realçamos o fato de que nenhum outro homem ressuscitou de modo próprio na história da humanidade. Foi fato único, real, provado.

O Evangelho de Marcos nos mostra esse acontecimento de modo especial, primeiramente porque este foi o primeiro testemunho escrito de todos acontecimentos com Jesus. Este Evangelho foi escrito por volta do ano 65, por João Marcos, companheiro de Pedro, e também de Paulo e Barnabé. Ele escreveu não um livro biográfico de Jesus, mas uma narrativa concisa da redenção obtida mediante o trabalho expiatório de Cristo.

Então sua mensagem fala de algo muito precioso, muito valioso para nós nos dias de hoje. Sua narrativa começa dizendo que as mulheres foram ao sepulcro muito cedo, ao despontar o sol, haviam comprado o óleo de unção no sábado após o término do dia, quando as lojas abriam.

Andavam cabisbaixas, dolorosas, pois o Mestre havia morrido, e agora elas iam pensativas, primeiro em como abrir o túmulo, pois por ordem romana uma grande pedra havia sido colocada, e guardas estavam de sentinela para que ninguém pudesse roubar o corpo de Jesus. Os sacerdotes e os fariseus haviam dito para que guardassem o túmulo, ora como se um ressuscitado não pudesse sair sem caminhar de modo próprio, como havia acontecido com Lázaro.

Mas ao se aproximarem viram primeiro que pedra havia sido removida, que Mateus descreve como sendo obra de um anjo, leiamos a narrativa de Mateus no capítulo 28, versículos 2 a 4: “E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela.E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve.E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos”. E como lemos no Evangelho de Marcos versículo 5 as mulheres ficaram amedrontadas, mas podemos dizer que ficaram completamente atônitas, ou melhor ainda completamente mudas de surpresa.

O versículo 6 começa com o anjo dizendo não fiqueis atemorizadas,  ou melhor, deixem de ficar completamente atônitas, assegurando que Jesus RESSUSCITARA, e que não  estava mais ali, e chama a atenção para o lugar onde o puseram, e que estava indo à frente de todos eles para a Galileia. Observemos como Pedro foi destacado nos preparativos para uma reunião na Galileia. Aqui a certeza de que Cristo não o rejeitara, devido as suas negativas.

As mulheres estavam possuídas de temor e de assombro, ou seja, como no original Marcos diz que elas estavam aterrorizadas com o acontecido, tanto que fugiram do sepulcro, e o medo era tanto que não falaram com ninguém no caminho, foram com pressa levar a notícia aos outros.

Essa notícia ainda hoje é a maior notícia de todas, Jesus ressuscitou, venceu a morte, venceu o pecado, não somos mais escravos, somos libertos, aleluia.

Hoje não precisamos mais correr ou ter medo, mas devemos sim, nos alegrar e proclamar ao mundo que o nosso Deus é VIVO, Ressuscitado e nos ama. Cantemos louvores e o adoremos de todo nosso coração e ser. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal