Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
21/09/2019

Ser bem-aventurado - Pr. Pedro R. Artigas

Ser bem-aventurado - Pr. Pedro R. Artigas

Ser bem-aventurado

Pr. Pedro R. Artigas

 

Em nossos dias quando a maioria das pessoas busca pelo hedonismo, ou seja, a busca pelo prazer como o supremo bem da vida humana, a Bíblia em sua sabedoria já nos ensinava há mais de 2500 anos que a bem-aventurança só seria conseguida por aquele que vive sob a Graça e a orientação da Palavra de Deus.

E o salmo número 1 fala bem a esse respeito, ele inicia com a seguinte expressão: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. E o que este versículo está ensinando? E que para vivermos felizes, essa é a tradução correta para bem-aventurado, temos a necessidade de olharmos os caminhos que temos em nossas vidas, pois são nossos amigos que determinam em grande escala o sucesso e o destino da vida.

Quando ele diz que a pessoa reta não anda no conselho dos ímpios, está alertando para aquelas pessoas que conhecem muito bem a Palavra de Deus, mas não as segue, e procura tirar do caminho aqueles que andam e se pautam por ela. Podemos dizer que são pessoas deliberadamente perversas. Então se queremos ser felizes não se pode andar com esse tipo de pessoa. Pois o andar com Deus não é viver apenas de maneira distinta do mundo, mas também dos sistemas de valores que o mundo tenta impor sobre a vida daquele que segue com ele. Ao darmos espaço para o mundo secular ou mundano faremos tudo aquilo que ele impõe que se faça, e aí participar de todas as atividades duvidosas e ser cínico para com as coisas de Deus torna-se fácil. E os caminhos vão se apresentando à nossa frente de maneira tranquila, tornando-nos pecadores no sentido amplo da palavra e passamos a escarnecer das coisas divinas.

A sequência deste salmo nos passa do aspecto negativo para o positivo, ele explica por que o homem justo não está envolvido no estilo de vida dos ímpios e pecadores. O motivo para isso é que ele tem prazer na lei do Senhor, que envolve mais que leis escritas, é o estilo de vida revelado ao povo escolhido de Deus. Passar o tempo constantemente com Deus resulta em uma mudança permanente nas vidas. As tentativas insinceras resultam em uma devoção não sincera. Aqueles que fazem da devoção a Deus sua mais importante prioridade é aquele cuja vida conhece a verdadeira e sincera prática de devoção e pratica a meditação regular dos ensinos bíblicos. Ter prazer nas Escrituras e deixá-la ser a guia é o caminho mais certo que pode trilhar.

O compromisso responsável no plano de prosperidade de Deus deve ser o Norte da vida, pois é aí que está a promessa divina, o salmista escreve com todas as letras, “em tudo”, isso inclui família, casamento, negócio, ministério, emprego e saúde. Significa que Deus pretende cumprir o que diz: “tudo prosperará”. Mas, é necessário que se tenha em mente que na Palavra de Deus não há promessa que não exija uma ação responsável. Nenhuma pessoa irá prosperar até que comece a fazer o que Deus ordena.

No quarto versículo há um aviso: “Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha”. Aqueles que conhecem, mas não seguem ou obedecem a palavra de Deus são como a casca de cereais que não tem peso substancial para estabilizar e é facilmente levada pelos ventos da adversidade. Em outras palavras quando não se tem responsabilidade pode-se ser enredado por ventos terríveis, e as perdas serão mui grandes.

E por fim, os últimos versículos deste salmo mostra que a caminhada fora dos caminhos de Deus não leva a nenhum lugar e o que é pior, levarão diretamente ao juízo, porque o Senhor conhece o caminho dos justos, ou em outras palavras, Ele conhece nossos passos e nosso coração. É necessário que tenhamos uma vida sob a Graça e a presença constante de Deus sem procurar viver de esconde-esconde com Ele. Shalom.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

 

Nós do Cidade Portal em parceria com a organização estaremos sorteando 01 (Um) ingresso para o show deste dia 01 em Campo Mourão, para participar basta você instalar o Aplicativo da Rádio Cidade Portal, depois de instalado e ir até o menu e na opção -  "Fale conosco"  enviar uma mensagem  dizendo “Quero concorrer a um ingressos para o Show da dupla Henrique e Juliano".

Escolha seu sistema operacional e baixe o APP

Aplicativo para Android: http://bit.ly/appcp-radio
Aplicativo para IOS: http://bit.ly/appcp-radio-ios

 

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal